o gato por dentro

William Seward Burroughs (*05/02/1914 † 02/08/1997)




O gato não oferece serviços. Ele se oferece. Claro que ele quer carinho e abrigo. O amor não é de graça. Como todas as criaturas puras, os gatos são pragmáticos.


Todos vocês que amam gatos lembrem que os milhões de gatos que miam pelos quartos do mundo depositam toda sua esperança e confiança em vocês, da mesma maneira que a gatinha mãe da Casa da Pedra repousava a cabeça em minha mão, que Calico Jane botou os bebes em minha valise, que Fletch pulou nos braços de James e Ruski corria para mim arrepiado de alegria.


Ronronando enquanto dorme, Fletch estica as patinhas pretas para tocar minhas mãos, as garras encolhidas, um toque bem suave para assegurá-lo de que estou ali ao seu lado enquanto ele dorme. Ele provavelmente me vê no sonho. Dizem que os gatos não distinguem as cores: um preto-e-branco granulado, um filme de prata tremeluzente cheio de falhas quando saio do quarto,volto, o apanho e o ponho na cama. Quem poderia ferir uma criatura como essa? Treinar seu cão para matá-lo! O ódio pelos gatos reflete um espírito feio, estúpido, grosseiro e intolerante. Não pode haver acordo com esse Espírito Feio.

Não sou uma pessoa que odeia cães. Odeio aquilo em que o homem transformou seu melhor amigo. O rosnado de uma pantera, sem dúvida, é mais perigoso que o rosnado de um cão, mas não é feio. A fúria de um gato é bela, incandescente com a pura chama felina, todo o seu pêlo eriçado lançando fagulhas azuladas, os olhos ardentes e crepitantes. Mas o rosnado de um cão é feio, o rosnado de uma multidão de brancos racistas no linchamento de um paquistanês… o rosnado de alguém que usa um adesivo “Mate um bicha por Jesus”, um rosnado hipócrita e nervoso. Quando você vê esse rosnado, está olhando para algo que não tem rosto próprio. A fúria de um cão não é dele. É ditada por seu treinador. E a fúria de uma multidão em um linchamento é ditada pelo condicionamento.



Eu postulo que os gatos começaram como companheiros psíquicos, como Familiares, e nunca se afastaram dessa função.


William Burroughs

Amo os animais, criaturas que seguem seus instintos, a natureza no seu estado mais sincero. Os gatos me conquistaram aos poucos, o que foi medo se transformou em amor e identificação. Um dia jogaram 2 gatinhas pretas próximo a minha casa, elas foram sendo jogadas de jardim em jardim até que as encontrei, cuidei das duas e não tinha a minima intenção de ficar com elas, uma delas de tão fraquinha não conseguiu sobreviver, a outra, cresceu, ficou com um pelo bonito, toda preta, de olhos dourados e seu nome não poderia ser outro senão Chanel, de tão elegante e esnobe que era. Tinhamos uma ligação tão intensa que ela me pediu para morrer aos 8 anos, depois de sofrer varios dias enferma. Ela me olhou e eu disse: Vá minha linda, descanse, e ela suspirou e se foi…(termino aqui porque as lagrimas tomam o meu rosto…)


O Gato Por Dentro - William Burroughs-  olhar crítico, que simpatizava pela marginalidade, e que encontrou nos gatos uma saída para a solidão e uma opção de convívio com os famosos mistérios que rondam os bichanos fez com que o “pai dos beats” construísse uma verdadeira ode aos felinos.   Blog meia palavra

Comentários

  1. Talvez se tivesse lido William Burroughs antes de não gostar de gatos eu gostasse... mas como não fiz isso rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Quando me mudei de Sampa para cá, ganhei um gato, mas fiquei tão apegada q meu pai, por medo (tenho bronquite), deu ele para alguém. Resultado: fiquei traumatizada.
    No entanto, sempre gostei de animais, pela identificação e em setembro do ano passado, uma querida amiga, ofereceu-me um gato que havia encontrado na rua, junto de mais 2 irmãos.
    Ficamos com ele, que se tornou ela (após a primeira ida ao veterinário), hoje, é uma das minhas maiores alegrias e presentes, além disso, não sei ao certo quem ronrona pra quem: eu ou ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre amei os gatos. Netuno, Poema, Carinho, Raj, Bial, Pesseguinho. Também me veio as lágrimas nos olhos, me fez lembrar do tempo em que eu era criança (como nunca deixei de ser).

    ResponderExcluir
  4. Amo gatos desde sempre. Nunca gostei de cães, morro de medo, não simpatizo com eles.

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de gatos, mas ainda bem que eles têm sete vidas... rs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dá pra não gostar de gatos?
    :)

    ResponderExcluir
  7. Não sou tão amante assim dos felinos mas também não desgosto...

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, menina dos retalhos, hoje tu nao retalhastes e falastes serio, respeito-a por isso...Mas venho te dizer que o Gato que usei em minha poesia, e literalmente um gato amado, tem toda uma historia por detras daquela poesia, mas que no momento, nao quero falar...Sofri um trauma quando era pequena, com a mordida de um gato e fico sempre com um pe atras com eles, mas nunca maltratei e jamais maltrataria...aquela poesia e somente uma metafora de algo que passei, mas me perdoe se de alguma forma, a magoei...Acho incrivel quem goste de animais e cuide deles como se fossem filhos, eu particularmente, nao tenho essa paciencia...mas uma vez, desculpe, o gato ali era somente uma forma de contar algo...Bjin e fique com DEUS!

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu detesto gatos?..ixeee..não sei explicar mas não gosto mesmp..não gosta de Beatles nem de gatos..ixeee ..stou me metendo em sarilho...rs..bjs querida amiga..super beijo nessa alma linda..

    ResponderExcluir
  10. sou mais os cães, pra falar a verdade...

    ResponderExcluir
  11. Amo qualquer tipo de animal, acho gatos bichos extremamente enigmáticos, misteriosos, mesmo preferindo a atenção que o cachorro me dá, gosto do jeito independente que o gato se relaciona com seu dono.
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. como gateira convicta, eu amo gatos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  13. Carissima, eu já me despedi de vários cães e sei o quanto é difícil deixá-los ir. É preciso (pronto, estou eu aqui com os olhos inundados). Meu cão (Patrick) esteve doente, sem ação, imovel no sofá, sem disposição e eu sofri com ele durante quatro meses. Finalmente ele está melhor, voltou a ser o meu menino dengoso, brincalhão, abusado, querido, amado e eu continuo achando injusto que eles vivam menos tempo que a gente. Não é justo. Algum escritor disse que já não sabia se contava sua vida a partir dos anos que tinha vivido e pelos cães que tinha tido. Não lembro quem disse isso, mas é singular porque esses bichinhos nos ensinam tanto, acho que sou mais humana graças a ele. Ou será mais canina? rs

    bacio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

"Cecilia Meireles"

Postagens mais visitadas