" Brasil está vazio na tarde de domingo, né?
 Olha o sambão aqui e o país do futebol
 "




Não é a bola alguma carta
que se leva de casa em casa:
 
é antes telegrama que vai
de onde o atiram ao onde cai.
 
Parado, o brasileiro a faz
ir onde há-de, sem leva e traz;
 
com aritméticas de circo
ele a faz ir onde é preciso;
 
em telegrama, que é sem tempo
ele a faz ir ao mais extremo.
 
Não corre: ele sabe que a bola,
Telegrama, mais que corre voa.


João Cabral de Melo Neto






Que seria de ti, de mim, que seria de nós, amigo, o domingo sem a comovente mentira de um gol?
É certo que não aprendemos muito da vida no ano que se vai: o futebol é hoje um mundo um tanto envenenado por pequenas misérias que os homens podiam perfeitamente deixar no meio-fio, antes de cruzar a borboleta dos estádios.
Enfim, ao cabo de tantos encontros dominicais, há de ter ficado conosco, ao menos, a serena certeza de que ainda não morreu em nós o menino que já não somos. Porque no fogo cruzado das paixões de um campeonato entrevia-se uma multidão de crianças, dentro e fora do campo, construindo castelos de areia que a maré do tempo logo destruía.
É por tudo isso que, hoje, não quero nem o rigor das táticas, nem a geometria que divide os campos, dividindo os homens.

Armando Nogueira



Sempre digo, nas minhas crônicas, que a arbitragem normal e honesta confere às partidas um tédio profundo, uma mediocridade irremediável. Só o juiz gatuno, o juiz larápio dá ao futebol uma dimensão nova e, se me permitem, shakespeariana. O espetáculo deixa de se resolver em termos especificamente técnicos, táticos e esportivos. Passa a ter uma grandeza específica e terrível. Eis a verdade: – o juiz ladrão revolve, no time prejudicado e respectiva torcida, esse fundo de crueldade, de insânia, de ódio que existe, adormecido, no mais íntegro dos seres. O mínimo que nos ocorre é beber-lhe o sangue.

Nelson Rodrigues



Não, não imagine que vou dizer que futebol é um verdadeiro balé. Lembrou-me foi uma luta entre vida e morte, como de gladiadores. E eu – provavelmente coitada de novo – tinha a impressão de que a luta só não saía das regras do jogo e se tornava sangrenta porque um juiz vigiava, não deixava, e mandaria para fora de campo quem como eu faria, se jogasse (!). Bem, por mais amor que eu tivesse por futebol, jamais me ocorreria jogar… Ia preferir balé mesmo. Mas futebol parecer-se com balé? O futebol tem uma beleza própria de movimentos que não precisa de comparações.

Clarice Lispector




Futebol se joga no estádio? 

Futebol se joga na praia, 

futebol se joga na rua, 

futebol se joga na alma
Carlos Drummond de Andrade






Aprendi a amar o futebol desde menina, e isso não era comum. Minha familia onde a figura feminina pedomina, é um exemplo de amor a este esporte. Minha avó obrigou aos filhos ouvirem a copa de 58 no rádio, e desde que me entendo por gente lembro das reuniões na casa dos meus avós para assistir as Copas do Mundo. 
O Flamengo é amor que nem lembro quando começou, eu sempre o tive no meu coração. Gosto de ir ao estádio, brigo, choro, xingo, falo muito palavrão, sou praticamente proibida para menores ...


Comentários

  1. Futebol é realmente o nosso esporte. E hoje será um grande dia, vou torcer contra o Coríntia e o Framengo, podes crêr... nada pessoal, cê sabe...

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maggie!
    Assistir a um jogo de futebol ao vivo é mesmo catártico, este video comprova isso.Mesmo pra mim que não sou torcedora, me emociono.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Maggie!Tá ai uma coisa que eu não gosto nem me esforço pra gostar,futebol nunca foi uma paixão tenho time de futebol para torcer só pra dizer que tenho pq nem sei a quantas ele anda,hhaah.Futebol não é minha praia não.
    Não imaginava que tu fosse uma apaixonada por futebol.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Eu amo futebol....meu benfica me encanta...bjs..saudades...

    ResponderExcluir
  5. Eu amo futebol....meu benfica me encanta...bjs..saudades...

    ResponderExcluir
  6. Igual ao primeiro comentário...< eu não sou Flamengo e nem gosto do Corínthians, sei lá, penso que sou Botafogo, mas fico sempre achando que sou pé frio*))
    Gosto, nos domingos de ir ao cinema*, quero ver Amanhecer*, sou fã dessa saga "Crepúsculo*...
    Boa tarde pra ti, que o resultado seja bom para o melhor, e que o juiz não roube¨¨, rsrs
    beijo, Mery*))

    ResponderExcluir
  7. E um adeus ao craque doutor.
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
  8. Nada contra o futebol...a par de...

    :)

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto de futebol, mas é de admirar essa paixão louca que o brasileiro tem pelos clubes e hoje foi demais! Curto ver as imagens após cada partida, o choro de derrota ou de vencedor. Tem gente que dá tudo pelo time do coração.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Futebol..meu benfica me encanta..bom trocar papo hoje...super beijo.

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS PELO POST!!!!!

    amei....adoro futebol...fiquei grudada na tv hoje...

    mas senti demais pela morte do Dr Sócrates...

    beijo grande...

    Zil

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Meu domingo na terra do samba e do futebol de de um enorme silêncio e vazio... como pode?!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. E eu acredito que não aprendi amar o futebol, simplesmente nasceu comigo, nasci quase no estádio gritando, chorando, me emocionando muito, querendo abraçar cada um dos meus heróis dentro de campo, essa paixão é totalmente inexplicável!
    Nada mais emocionante do que milhares de pessoas juntas desejando e gritando o mesmo, no estádio ninguém se conhece, mas basta a bola tocar na rede que todos se abraçam...
    Pra mim o estádio é o lugar urbano mais surreal que existe...
    E pode respirar aliviada agora que seu Fla não ficou fora da libertadores!

    ResponderExcluir
  15. Oie minha lindona.

    óia eu aqui também apaixonada pelo futebol, amoooo, desde pequena,lamento só pelo seu time, mas eu te aceito e amo mesmo com esse terrível defeito rssss.


    Beijos querida, e uma semana linda e maravilhosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi flor passando para desejar uma semana Iluminada, cheia de paz, amor, sabores, que ela seja doce e repleta de luz. Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Acho que não sou proibida para menores, mas sou toda "prepare seus ouvidos". Normal. E eu, mesmo com pai e irmão botafoguenses e mão fanática pelo fluminense, não conseguiria torcer pra outro time que não fosse o flamengo. Não sei, deve ter nascido comigo. rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Porque a vida, a vida, a vida,
a vida só é possível
reinventada.

"Cecilia Meireles"

Postagens mais visitadas